A nova gama para o ano 2021 da Alfa Romeo já foi apresentada. Renovadas segundo uma lógica intuitiva, oferecem o nível de equipamento mais apropriado para os clientes que procuram temperamento desportivo e para os que dão valor ao conforto e elegância.
Mas as novidades não ficam por uma gama renovada. O novo Stelvio vê o nível de equipamento “Veloce Ti” a ser integrado na sua oferta, cujo acrónimo “Ti” significa Turismo Internazionale. Esta designação sempre foi utilizada em modelos de topo, caracterizados pela elegância tipicamente italiana. Por sua vez, a palavra Veloce expressa a velocidade e a emoção provocadas pelas versões com melhor desempenho.
O nível de equipamento “Ti” representa a combinação perfeita entre estilo, um soberbo desempenho de um SUV e novos motores mais eficientes, em linha com as normas E6d-Final. De série, este modelo vem equipado com um vasto conjunto de conteúdos e com tecnologia de ponta, recordando a versão Quadrifoglio com que o Veloce Ti partilha vários elementos – seja no interior, seja no exterior.
A gama 2021 deste modelo conta ainda com novas jantes em liga leve 21’’ de cinco furos e as jantes estarão disponíveis com duplo acabamento polido e prateado. O para-choques traseiro será apresentado com placa de proteção interior específica, o kit de carroçaria será na mesma cor do exterior e as patilhas em alumínio (da caixa de velocidades automática) serão integradas na coluna de direção. Por sua vez, o interior do novo Stelvio Veloce Ti é apresentado com bancos desportivos em pele e Alcantara, forro do tejadilho preto e exclusivos acabamentos em genuína fibra de carbono.
O Stelvio Veloce Ti pode ser equipado com o motor a gasolina 2.0 Turbo de 280cv ou com o de diesel 2.2 de 210cv, ambos com transmissão automática de 8 velocidades e tração integral Q4. Os seus 4 cilindros são inteiramente em alumínio, com eixo de transmissão em fibra de carbono.
Colocando o conforto do condutor para as viagens mais longas em destaque, o Alfa Romeo Stelvio Veloce Ti incluí uma completa série de conteúdos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) que o permitirá ter um equilíbiro perfeito entre o prazer de conduzir e os sistemas de assistência.
As principais tecnologias envolvidas são:
- Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem: deteta se o veículo está a sair da sua faixa sem ter sido ativado nenhum dos indicadores de direção e avisa o condutor através de sinais visuais e táteis. Intervém ativamente para redirecionar o veículo para a respetiva faixa.
- Monotorização Ativa de Ângulo Morto: monitoriza os pontos de ângulo morto, assinala a aproximação de veículos e corrige a direção para evitar uma colisão.
- Cruise Control Ativo: ajusta automaticamente a velocidade da viatura para manter uma distância segura dos veículos que seguem à frente. Em combinação com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, esta tecnologia ajusta a velocidade em função do limite estabelecido, para uma condução mais confortável.
- Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Controlo Inteligente da Velocidade: este sistema utiliza a câmara de bordo, reconhece sinais de trânsito, transmite-os no ecrã e alerta o condutor para o limite de velocidade indicado.
- O sistema sugere então ao condutor que reduza a velocidade até ao limite identificado. Se o condutor aceitar, as definições do cruise control são automaticamente ajustadas.
- Assistência em Congestionamentos de Trânsito e Assistência em Autoestrada: complementando o Cruise Control Ativo, estes sistemas monitorizam o posicionamento lateral do veículo, mantendo-o no meio da faixa em situações de trânsito congestionado ou em autoestrada, ajustando sempre a velocidade aos limites do momento.
- Assistência à Atenção do Condutor: esta função monitoriza constantemente o nível de atenção do condutor e, se necessário, alerta-o se estiver a precisar de uma pausa.
É importante recordar que este tipo de equipamento, é normalmente categorizada como sendo o nível 2 de condução autónoma por o condutor dar ao veículo, em determinadas condições, o controlo do acelerador, travões e direção. Contudo, o condutor tem de permanecer continuamente no controlo, mantendo sempre as mãos no volante.
A nível de conectividade, em 2021 estará disponível a gma completa dos Alfa Connect Services. Esta ferramenta traduz-se na avançada conectividade trazido para bordo dos Alfa Romeo e uma série de serviços concebidos a pensar na segurança e conforto dos condutores. O Alfa Connect Services está divido pelos seguintes pacotes:
- My Assistant: função SOS, em caso de colisão ou emergência, possibilita o envio de um pedido de emergência para o call center, transmitindo a localização e identificação do veículo por meio do botão SOS colocado na área das luzes do teto, ou do botão presente no rádio ou da app móvel “My Alfa Connect”. A chamada será efetuada automaticamente em caso de acidente. Se o veículo tiver uma avaria, o condutor pode solicitar assistência em viagem, sendo as coordenadas transmitidas pelo veículo para permitir a respetiva recuperação. A chamada pode ser feita carregando no botão ‘Assist’ colocado no tejadilho, no botão existente no ecrã do rádio ou por meio da app móvel no próprio smartphone. Do mesmo modo, também o Apoio ao Cliente pode ser contactado diretamente para solicitar ajuda. O pacote inclui ainda um serviço de reporting para enviar mensalmente informações para a Alfa Romeo sobre as condições do próprio veículo via e-mail.
- My Remote consiste em diversos serviços, incluindo: comando remoto das funções da viatura (trancar/destrancar portas ou ligar as luzes de emergência) por meio de smartphone ou smartwatch; comunicação com os assistentes de voz virtuais Alexa e Google Home; localização do veículo; controlo de determinados parâmetros (velocidade e área) e notificações se os mesmos não forem observados.
- My Car foi concebido para monitorizar permanentemente o estado do veículo e respetivos parâmetros.
- My Navigation consiste em apps idealizadas para procurar destinos de Pontos de Interesse (PoI) e também para receber informações em tempo real sobre trânsito e presença de radares de velocidade. Este pacote inclui ainda outros serviços: Send & Go, através do qual os clientes podem enviar para o sistema de navegação o endereço de um destino diretamente através do smartphone ou do portal web, e Navegação de Último Quilómetro, para os clientes enviarem o endereço de destino para o sistema de navegação do próprio smartphone.
- Sem esquecer os serviços My Wi-Fi, para partilhar a ligação à internet entre vários dispositivos, até ao máximo de 8, My Theft Assistance, para alertar o proprietário em caso de tentativa de furto, e My Fleet Manager, concebido para a gestão de frotas.
Graças à Alfa Connect Box, os clientes podem ainda tirar partido de vários benefícios nos seguros, desenvolvidos em conjunto com empresas líderes no setor.
Visite a Lizitalia em Leiria e Caldas da Rainha e fique a conhecer todas as novidades!