O Novo Opel Crossland está a caminho e chega com o Opel Vizor, o novo e inconfundível “rosto” da marca. Vamos conhecer o modelo?
Atraente e compacto por fora, espaçoso e versátil por dentro, o Novo Opel Crossland revela-se com um visual dinâmico de um verdadeiro SUV. Dessa maneira, a Opel focou-se no desenvolvimento adicional do chassis e da direção, acrescentando ainda ao modelo um nível de equipamento GS Line, bem como o sistema de controlo de tração adaptativo IntelliGrip.
O Opel Vizor é o novo “rosto” da marca e porquê? Porque integra organicamente a grelha e os faróis, num único elemento, abrangendo toda a largura do automóvel. O lendário símbolo da marca, cuja renovação e atualização também foi feita há pouco tempo, surge orgulhosamente no centro deste elemento. O Opel Vizor será certamente um elemento característico da marca, que acompanhará durante a próxima década, e se tornará um ícone.
Já na sua traseira, os grupos óticos escurecidos reforçam a assinatura luminosa em forma de asa, que a Opel tem vindo a utilizar nos últimos anos, enquanto a nova coloração em preto brilhante da superfície do portão traseiro (disponível em combinação com o tejadilho preto), confere ao novo Crossland uma aparência mais larga.
Adicionalmente, as placas de proteção inferior dianteiras e traseiras, os faróis de nevoeiro dianteiros em LED e a moldura de portas cromada nas versões Ultimate, para além de jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas, foram igualmente renovadas para um “look” ainda mais atual.
Para os entusiastas da marca, a Opel promete disponibilizar a versão Crossland GS Line+, que conta jantes de liga leve de 17 polegadas em preto, tejadilho preto e frisos a vermelho, bancos ergonómicos dianteiros, luzes traseiras LED e barras de tejadilho.
Outra novidade do novo Crossland que não vai passar despercebida quando fizer o test-drive é as novas molas e amortecedores que foram desenvolvidos para a suspensão dianteira, do tipo McPherson, e barras de torção para o eixo traseiro. Em combinação com o novo veio intermédio da coluna de direção, que melhora a precisão da direção e a sensação de centragem, o chassis do novo Crossland oferece um excelente equilíbrio entre conforto e agilidade.
Mas as novidades não acabam aqui: o novo Crossland conta com o sistema IntelliGrip, um sistema de controlo de tração adaptativo que permite obter 5 níveis ideais de tração e estabilidade, consoante o tipo de piso:
- Normal/On-road – O modo normal fica ativo assim que o motor Crossland entra em funcionamento. As configurações do controlo de tração e do ESP são apropriadas para condições normais de condução em cidade, em autoestrada ou em estradas secundárias.
- Snow (Neve) – Este modo especial para o inverno permite tração ideal em superfícies geladas e com neve, até 50 km/h de velocidade. O controlo de tração regula a aderência das rodas dianteiras, diminuindo a velocidade da roda sem aderência e transferindo o binário para a outra roda dianteira.
- Mud (Lama) – Este modo permite mais ‘patinagem’ da roda. Esta patinagem intencional da roda com menor tração, quando o veículo está a ser lançando, permite a remoção da lama do pneu, que pode então recuperar a tração. Enquanto isso, a roda com mais aderência recebe mais binário. Este modo está ativo até aos 80 km/h.
- Sand (Areia) – Este modo permite uma pequena quantidade de ‘patinagem’ simultânea de ambas as rodas dianteiras, permitindo que o veículo se desloque e reduzindo o risco de afundamento das rodas na areia.
- ESP Off – Esta função desativa o ESP e o controlo de tração a velocidades até 50 km/h. Por razões de segurança, o IntelliGrip retorna automaticamente ao ‘modo normal’ a velocidades acima de 50 km/h.
A nível de multimédia, com o Crossland, os condutores podem desfrutar de total conectividade e entretenimento graças à integração de sistemas de Rádio BT, de Rádio Multimédia e de Multimédia Navi Pro, tecnologia topo de gama com ecrã tátil policromático de oito polegadas, e à compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. No campo dos “smartphones”, estes podem ser carregados por indução (sem fios).
À saída da fábrica, a gama de motores do Opel Crossland contempla opções a gasolina e Diesel, todos de acordo com a mais recente norma europeia de emissões Euro 6d. Com cilindradas de 1,2 litros (a gasolina) e 1,5 litros (Diesel), o leque de potências vai de 83 a 130 cv.
A nível dos principais sistemas de assistência do novo Opel Crossland, podemos contar com:
- Head-up display – apresenta os dados mais importantes relativos à velocidade, navegação e sistemas de assistência;
- Alerta de colisão dianteira iminente, com travagem automática de emergência e deteção de peões – cuja funcionalidade trabalha acima de 5 km/h;
- Alerta de cansaço do condutor – o sistema avalia o grau de cansaço através do tipo de condução adotado e alerta para a necessidade de uma pausa;
- Alerta de ângulo cego – são utilizados sensores ultrassónicos e deteta veículos que circulam de ambos os lados da viatura, alertando o condutor através de uma luz no retrovisor relevante;
- Câmara traseira panorâmica – visão a 180 graus;
- Assistente de estacionamento automático – identifica espaços de estacionamento adequados, em paralelo e na perpendicular, e estaciona o veículo automaticamente – o condutor apenas tem de operar os pedais e o comando da caixa de velocidades.
Em breve, a Lizoeste, irá arrancar com o período de encomendas e conta ter o carro no início de 2021.